strings

strings

Viver para comer...

Esta página dedica-se às minhas "avarias" na cozinha, que de vez em quando até dão em pratos que satisfazem os desejos das minhas pupilas gustativas ou de quem já conhece os meus cozinhados. :)


Receitas no forno:

Ingredientes:

Só para mim usei,

5 batatas pequenas com casca bem lavadas
1 cebola
2 filetes de pescada congelada
Sal grosso
Um pouco de manteiga

Faz-se um golpe a meio em cada batata para elas não rebentarem no forno, corta-se a cebola ao meio.
Coloca-se uma folha de papel de alumínio no tabuleiro do forno e distribuem-se os alimentos em três partes separadas, numa parte ficam as batatas com um pouco de sal grosso por cima, noutra parte a cebola, e por último a pescada com um pouco de manteiga por cima para não secar.
A pescada leva pouco tempo a cozinhar tendo que se retirar do forno mais cedo que as batatas e a cebola, assim que começar a ficar um pouco dourada por cima.
As batatas podem-se comer com casca ou sem casca dependendo do gosto de cada um, a cebola depois de bem cozinhada no forno fica com um sabor meio doce, o que é óptimo para quem não aprecia muito este alimento.

Dica:
Nesta receita pode-se trocar a pescada por bacalhau, assim não é preciso retirar o peixe primeiro.
Com bacalhau, em vez de se usar a manteiga, ferve-se azeite com alho cortado ou picado, e serve-se por cima do bacalhau já no prato pronto a servir.

Bom apetite para quem experimentar,

"Loba"

Pratos quentes:

Caldo de peixe com tortilha:

Para 2 pessoas

Ingredientes para o caldo:

7 filetes de pescada,
pimento vermelho e verde,
1 cebola,
3 dentes de alho,
3 tomates pequenos,
4 folhas de couve branca,
pimentão doce,
caril,
oregãos,
piri-piri,
louro,
caldo de galinha,
margarina.

Ingredientes para a tortilha:

2 batatas grandes,
6 ovos,
1 colher de farinha,
noz moscada.

Preparação:
Com uma colher de margarina faz-se um refogado com meio cubo de caldo de galinha, a cebola cortada em rodelas, o alho picado, um quarto de cada pimento cortado em tiras ou cubinhos, os tomates cortados em bocados pequenos sem casca e as especiarias (não é preciso meter as especiarias todas que referi, o louro e o pimentão são as mais importantes).
Deixar apurar e de seguida juntar água para cozer os ingredientes, o suficiente para a comida não pegar ao fundo do tacho e acrescentar sempre que necessário (quando se junta água a comida já quente convém que esta também esteja quente ou pelo menos morna), e juntar a couve cortada em bocados pequenos. Quando a couve estiver cozida juntar a pescada cortada em bocados grandes e deixar cozer.

Tortilha:
Coze-se as batatas cortadas em bocados pequenos só com sal.
Bate-se os ovos com a noz moscada, a colher de farinha e uma colher de sobremesa de manteiga derretida e deita-se numa forma pequena untada, junta-se as batatas de maneira a distribuí-las bem pela forma. Leva-se ao forno até ficar dourado. (É mais fácil fazer a tortilha no forno, na frigideira corre-se o risco de a tortilha se partir ou não ficar bem cozinhada dos dois lados. Em relação à manteiga pode ser substituída por sal a gosto.)

(Usei a pescada porque coze mais rápido e não fica tudo a saber só a peixe)

"Loba"


Bolo de limão e côco:
Fiz este bolo ontem para um jantar entre amigas e parece que fez sucesso portanto aqui vai a receita.

6 ovos
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de farinha
1/2 chávena de chá de côco ralado
1 limão
1 pacote de natas
fermento em pó

Preparação:
  Separam se as gemas das claras, batem se as claras em castelo. Batem se as gemas com o açúcar e raspa de limão até o creme ficar com uma cor mais clara. Envolve se este creme com as claras e de seguida envolve se aos poucos a farinha e o fermento nesta mistura.
Numa forma já untada despeja se a massa e vai ao forno cerca de vinte minutos, quando se espetar um palito no centro do bolo e este vier limpo sem massa agarrada, o bolo está pronto.
O recheio do bolo fica ao critério de cada um, eu fiz um creme de ovos.
Batem-se as natas com duas colheres de sopa razas de açúcar e sumo de meio limão. Quando estas estiverem firmes cobre se o bolo, depois de este arrefecer, e enfeita se com fruta a gosto, eu utilizei uvas e ananás.

Bom apetite... : )